sábado, 20 de junho de 2009

Curiosidades sobre a África


África é um continente riquíssimo de povos (mais de 2.000, segundo alguns), línguas (mais de 2.000, segundo muitos), religiões, contrastes geográficos, história praticamente desconhecida em tantos pontos geográficos, sociais ou temporais, matérias-primas cobiçadas, cenário de tráfico de escravos, palco de calamidades, guerras civis, genocídios, doenças antigas e não erradicadas, grandezas sumptuosas (existiram imperadores, nos séculos XIII-XV, que ofereciam jantares para mais de 10 mil convidados!), capacidades de mudança e criação incomuns, paisagens deslumbrantes e muita, muita solidariedade, afabilidade e compaixão.

A África é o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) e o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e das Américas).

Tem cerca de 30 milhões de km², cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 900 milhões de habitantes em 53 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.

Cinco dos países de África foram colônias portuguesas e usam o português como línguaoficial: Angola, CaboVerde, GuinéBissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.

9 comentários:

  1. legal, ajudou na pesquisa

    ResponderExcluir
  2. Precisam botar mais coisas, para ficar mais completo, tem basicamente a mesma coisa que todos os outros sites, não ta valendo a pena!

    ResponderExcluir
  3. Queridosss eu ADOREI
    muito útil pra ieu............
    ki coisa mais boua issu
    num sabia dessas curiosidadis
    muitu obrigadu
    beijoquitas

    s2
    Pedrinhu

    ResponderExcluir
  4. oi adorei,me ajudou na pesquisa para geografia....
    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Valeu a pena néé??
    Nosso mtu boum!
    hihi

    ResponderExcluir
  6. Valeu a pena na pesquisa de Português (:
    Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  7. Valeu muito a pena,eu ter feito o trabalho de História eu achava que ia ser dificil mas na verdade não foi.valeu{Nota 10}

    ResponderExcluir
  8. ache muito enteresante e me ajudou muito

    ResponderExcluir

Bem-vindos!!!

Este blog foi criado com o propósito de divulgar as ações que estão sendo realizadas na E.M.E.F Caldas Junior, no município de Novo Hamburgo a respeito da Lei 10.639/2003. Valorizar a contribuição dos negros na nossa cultura, a história da África, desmistificando preconceitos em relação a esse belíssimo continente!!!